domingo, 6 de janeiro de 2008

O amor...



Acabei de ler o livro que comecei no dia que vi o filme. O amor nos tempos de cólera.
O filme não é bom. O roteirista se esforçou, mas não conseguiu. Apesar de colocar coisas importantes e relevantes do livro no filme, mas mudou um pouco a personalidade dos personagens principais. Não que tenha, obrigatoriamente que ser fiel, mas altera um pouco o sentido do romance. Tu não sentes a intensidade do amor de Florentino Ariza por Firmina Daza que o Gabriel colocou no livro. É um amor diferente, e essa é a chave da história. Além de muitas cenas cômicas totalmente sem propósito. A direção é fraquíssima! Já tinha assistido a um filme do Mike Newell: O homem da máscara de ferro. E também é fraco.
Ainda tem a escolha dos atores. Péssima. O pai da Firmina parecia irmão dela (de onde uma pessoa acredita que o John Leguizamo poderia ser pai de uma italiana???). Italiana essa totalmente inexpressiva no seu papel de protagonista. Todos estrangeiros falando um inglês carregado de sotaque. A Fernanda Montenegro tá ótima. E muito do que te faz ficar no cinema é o Javier Bardem.
Trilha sonora com Shakira. Clichê: cantora colombiana para a adaptação de um livro de um autor colombiano! Mas não combina. Ela é pop.
Mas o pior, no meu ponto de vista, foi a maquiagem. Já na primeira cena percebe-se. Firmina Daza ganha 53 anos e apenas uns “pés-de-galinha”. Pra mim isso é muito importante. A caracterização é fundamental.
Tenho que confessar que não me cansou os 141 minutos de filme. Não quis sair nem cochilei. Ponto pra ele.
Ma, enfim, acho que o Gabriel se arrependeu...

5 comentários:

Luiz Carlos disse...

Até gostei do filme. Mas é aquela coisa, não li a obra no papel e não percebo muito os detalhes da caracterização. De resto, concordo que a Shakira foi uma escolha muito infeliz e que o pai da moça tá mais pra irmão mesmo. E, putz, por que diabos não falam espanhol?

administrador disse...

shakira é amiga de gabriel, sabiam?
não sei onde li isso, mas é real.

esse foi o primeiro livro que li dele e quero ver o filme de qualquer forma... quando chegar em DVD. heh

Gabi Voskelis disse...

até acredito que seja mesmo. mas daí a colocar a música da shakira em um filme de época são outros 500... não combina...

Anônimo disse...

achei isso agorinha:
http://ego.globo.com/ENT/Noticia/0,,MUL253223-5877,00-SHAKIRA+NAO+QUIS+TIRAR+A+ROUPA+E+REJEITOU+PAPEL+NO+CINEMA.html

ignorem o foco eguístico da matéria (tirar a roupa) e concentrem-se no fato de que - diz ela - garcia márquez a queria no elenco. pelada, ok. ou o filme é muuuuito ruim mesmo ou a shakira tá de cara com o gabriel. heh

e a musiquinha no globo de ouro, ahn?
começo a ficar curiosa.

Gabi Voskelis disse...

não veio direito o linkeeeeeeeeee! ai, to curiosa demais!