quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Arquivo X do cinema?


Cada vez que assisto qualquer coisa dirigida pelo Krzysztof Kieslowski fico mais impressionada com a qualidade do que vejo. No domingo, revi A Liberdade é Azul. E fiz uma descoberta, devidamente comprovada ontem, quando vi A Igualdade é Branca.

Só pra contextualizar, os dois filmes fazem parte da Trilogia das Cores. Não precisa fazer um esforço muito grande pra adivinhar que o nome do terceiro filme é A Fraternidade é Vermelha. (Aliás, odeio os títulos em português. São inventados. Os originais são Rouge, Blanc e Bleu. Pronto, desabafei.)

Voltando à minha "descoberta": há uma cena em cada um dos filmes na qual os personagens se misturam. Não, eles não estabelecem nenhum contato, mas estão lá. Durante a audiência do divórcio em Blanc, a personagem de Juliette Binoche em Bleu está procurando uma pessoa no tribunal. Ela abre a porta da sala e é expulsa por um policial.

É simples e rápido demais, mas gosto desse tipo de brincadeira cinematográfica. Piro toda vez que vejo De Volta para o Futuro 2 e 3 por isso. Filmados simultaneamente, há cenas em que dois Marty McFly quase se encontram, e cada uma mostra o ponto de vista diferente, já que cada um deles faz parte de um filme. Robert Zemeckis = gênio. Sem contar Uma Cilada para Roger Rabbit, mas aí é assunto pra outro post.

O fato é que a Trilogia das Cores cresceu demais no meu conceito. Só não encontrei nenhuma ligação com o Rouge, apesar de desconfiar que, sim, ela existe. Se alguém souber, por favor, me avise.


***Pré-texto***


eu: e tem coisas valiosas?
vc vai ver: agora vão roubar vários museus...
é sempre assim: crime tem modinha tb
vc já viu todos os filmes da trilogia das cores?
Leticia: sim
o mais valioso é o di cavalcanti
sim
por que?
eu: e vc já reparou que o branco e o azul tem uma cena em comum?
Leticia: baaaaahhhh
não me dei conta
mas acho que vi com diferença de um ano cada filme
ou mais
eu: pois é... já vi várias vezes e só me dei conta essa semana...
fou escrever um post
Leticia: escreva
garotas cinematográficas desvendando os segredos da sétima arte
eu: hahahahahahaha
Leticia: arquivo x do cinema, praticamente
eu: pior que procurei alguma coisa do vermelho, mas não achei
Leticia: ptz
se eu tivesse DVD
ou os DVDs
te ajudaria na busca
adoro essas coisas
hahahaha
eu: eu até tenho, mas não achei mesmo
vou pedir ajuda dos leitores...
de repente alguém resolve comentar
hahahahaha
Leticia: hahahahahaah
boa idéia

10 comentários:

Anônimo disse...

eu comento, meninas, pódexa. mas tô nem aí pro cinema e pro mistério de vocês, quero saber qual o babado do di cavalcanti! ahahahaha

Gabi Voskelis disse...

hahahahahahahahaha
era por causa do assalto no masp... sacou?

Luiz Carlos disse...

Eu poderia assistir esses filmes a vida toda, de frente pra trás, de trás pra frente, e frame a frame, que não notaria essas coisas.

Em tempo, eu vi os back to the future trocentas vezes e nunca percebi porra nenhuma.

Sou bom?

Julia Dantas disse...

achei que as moças se interessariam em saber que rodrigo santoro vai interpretar o irmão do che guevara nos filmes the argentine e guerrilla. o che mesmo vai ser o benicio del toro. ó a fonte: http://www.adorocinema.com.br/cinenews/cinenews.asp?codigo=402

Gabi Voskelis disse...

pelo menos na próxima vc vai prestar atenção e perceber, carioca... espero. hahahaha

e, ju, acho que o link tá pela metade. fiquei com preguiça de googlear...

Camila Mazzini disse...

eu não vi nenhum
ok. tenho vergonha disso
a gabriela podia me emprestar eles para eu ver agora né?

Anônimo disse...

leti, também não encontrei ligações com o vermelho. se descobrir, me conta. agora, na minha estupidez cinematográfica, ele é dos caras mais fodões que eu já vi. o "não matarás" me parece fora do comum. o silêncio, a luz opaca, a neblina do fora de foco, a obsessão, o sem sentido. troço cabeludo. e o "não amarás" é (por questões que ecoam na minha vida, e, portanto, questões bastante mesquinhas e singulares, pouco dignas de serem levada a sério), um filme bonito, bonito e bonito, e bonito bonito. o mais bonito, eu diria, se estivesse nos meus dias de exagerar. no mais, avánti. sempre instrutivo o blog.

Camila Mazzini disse...

eu acho que o atílio tinha que comentar mais
adoro seus comentários!

Gabi Voskelis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabi Voskelis disse...

camelie descobriu a ligação com o vermelho!!! gênia.

e concordo com o atílio, agora mais ainda: o kieslowski é fodão demais!